Ideal Vedação - Impermeabilização residencial - Entenda mais sobre essa técnica
Carregando

Impermeabilização residencial - Entenda mais sobre essa técnica

Publicado em: 26/01/2021 Autor/fonte: NProjetos
Impermeabilização residencial - Entenda mais sobre essa técnica

Sabemos que fatores como a umidade, a infiltração e o mofo são os maiores inimigos das obras residenciais e da decoração presente em nossa casa. Mas poucos sabem explicar ao certo o que é impermeabilização e como essa técnica funciona na proteção de esquadrias, lajes e estofados, entre outras propriedades e funcionalidades da obra.

Por isso, preparamos este artigo para responder as principais dúvidas relacionadas à impermeabilização. Aqui, vamos detalhar o funcionamento dessa técnica, bem como suas indicações e efeitos.

O QUE É IMPERMEABILIZAÇÃO?

O processo de impermeabilização consiste, basicamente, em aplicar produtos específicos sobre as superfícies do imóvel sujeitas às intempéries climáticas. O objetivo é proteger essas superfícies da ação nociva da água, geralmente condicionada às chuvas, lavagens e banhos, principalmente nas áreas externas e mais úmidas da residência.

 

PARA QUE SERVE E COMO FUNCIONA?

Vimos que a impermeabilização protege as estruturas e instalações do imóvel, certo? Mas como isso funciona? O processo pode até parecer complexo à primeira vista. Mas, na verdade, é bem simples.

Ele funciona da seguinte forma: os produtos utilizados para impermeabilizar as superfícies possuem formulação química específica, que atua formando uma potente barreira física para a água ou demais líquidos. Essa barreira impede que a umidade seja absorvida por móveis, esquadrias, estruturas etc. Ela previne a temida infiltração e também a formação de mofo, bolor e manchas.

A formulação química dos produtos impermeabilizantes é composta essencialmente por uma resina que envolve a estrutura das superfícies, fazendo com que os eventuais líquidos sejam repelidos de imediato ao entrarem em contato com a face impermeabilizada do item.

Sendo assim, podemos dizer que a vida útil das construções está intimamente relacionada ao processo de impermeabilização. Isso porque, quando as estruturas do imóvel não passam por essa técnica, inevitavelmente a umidade será absorvida pelo concreto, alvenaria e revestimentos. A longo prazo, isso poderá causar danos irreparáveis.

Para você ter uma ideia de possíveis riscos, saiba que estruturas que não recebem a devida impermeabilização podem sofrer desde consequências simples — como a formação de mofo —, até problemas mais graves como surgimento de goteiras, deslocamento de azulejos, corrosão e ferrugem.

Sem falar que a combinação de umidade com fungos e mofo é bastante prejudicial. Ou seja, as consequências da falta da impermeabilização comprometem não só a estética do ambiente, mas, também, a nossa própria saúde.

QUANDO A TÉCNICA É INDICADA?

Recomenda-se a utilização de agentes impermeabilizantes em praticamente todas as etapas das reformas e construções: desde as fundações, subsolos, paredes de contenção e lajes, até as áreas molhadas como piscinas e reservatórios.

Quanto ao tipo de impermeabilizante a ser utilizado, é importante saber que existem diversas composições no mercado de materiais de construção. Para não errar na escolha, o ideal é contar com a ajuda de profissionais e lojas especializadas e estar sempre atento às instruções do fabricante.

Sobre a aplicação em si, recomenda-se que a técnica seja feita por profissionais capacitados. Assim, você terá a garantia de que o serviço será executado corretamente. E lembre-se: quando aplicados de forma correta, os produtos impermeabilizantes não alteram as características da superfície, como cor ou textura. Por isso, nós da Ideal Vedação estamos aqui para lhe instruir da melhor forma.

A seguir, listamos as principais superfícies para as quais a impermeabilização é indicada. Confira:

 

PAREDES E ESQUADRIAS

A passagem de água entre paredes e esquadrias é muito mais comum do que a gente imagina. Para não sofrer as consequências desse processo, recomenda-se o uso de selantes específicos nas áreas mais suscetíveis à infiltração, como eventuais trincas ou fissuras, as interfaces entre paredes e caixilhos ou entre o vidro e os caixilhos.

Normalmente, indicamos selantes à base de poliuretano para superfícies de metal e selantes à base de silicone para superfícies de vidro.

CALHAS
Em se tratando de calhas, devemos salientar que elas precisam de manutenção constante para evitar problemas no dimensionamento da peça. É fundamental mantê-las sempre limpas e desobstruídas.

No entanto, se mesmo com as manutenções regulares, persistirem os problemas de transbordamento da água no período de chuvas, é provável que a questão seja a falta de impermeabilização adequada. Nesse caso, recomenda-se a aplicação de selantes nos pontos de arremate dos ralos e demais áreas críticas.

 

LAJES

Outro problema muito comum nas obras são os vazamentos e infiltrações em lajes. Para evitar esse risco, o ideal é ficar de olho na manutenção periódica das estruturas, visto que a área já deverá ter passado pelo processo impermeabilizante no momento da construção. Sempre mantenha os ralos limpos e confira os arremates em geral, como juntas e rodapés.

RODAPÉs
É importante considerar que, muitas vezes, a técnica da impermeabilização é uma medida paliativa. No caso de paredes e rodapés, não há paliativos capazes de resolver os eventuais problemas.

Por isso, é essencial garantir que a técnica impermeabilizante seja executada corretamente desde o momento da construção do imóvel, de modo a evitar um problema bastante conhecido: a umidade ascendente, que provém do subsolo e é capaz de causar danos irreparáveis aos rodapés.

MÓVEIS E ESTOFADOS

A impermeabilização de móveis e estofados vem ganhando cada vez mais destaque entre as diversas utilizações da técnica. Afinal, essa é uma maneira muito eficaz de manter esses itens sempre limpos e com a aparência de novos.

Geralmente, o processo consiste em pulverizar o produto nas superfícies e tecidos com o auxílio de uma bomba de efeito spray. E, mais uma vez, ressaltamos a necessidade de o serviço ser feito por um profissional devidamente capacitado.

A aplicação é ágil, eficaz e muito prática. O móvel ou o tecido estarão secos e prontos para serem utilizados cerca de 3h horas após o processo. A partir daí, basta manter a limpeza regular das superfícies. Assim, certamente, seus móveis e estofados vão durar muito mais do que você imagina!

Vale lembrar ainda que, além de contribuir para que sua casa se mantenha bonita e no mais alto padrão de qualidade, a técnica da impermeabilização não deixa resíduos tóxicos ou alergênicos, contribuindo para que o ambiente se mantenha sempre saudável, e é claro contando com bons produtos para realizar cada serviço impermeabilizante.

Agora que você aprendeu mais detalhes sobre o que é impermeabilização, já está pronto para passar o pente fino na casa e conferir os pontos que estão precisando dessa técnica.

 

Últimos Posts
Posts Anteriores
  • Março / 2022 - 1 post
  • Novembro / 2021 - 3 posts
  • Outubro / 2021 - 2 posts
  • Setembro / 2021 - 3 posts
  • Agosto / 2021 - 4 posts
  • Julho / 2021 - 1 post
  • Junho / 2021 - 1 post
  • Maio / 2021 - 1 post
  • Abril / 2021 - 1 post
  • Março / 2021 - 1 post
  • Janeiro / 2021 - 1 post
  • Dezembro / 2020 - 1 post
  • Novembro / 2020 - 1 post
  • Outubro / 2020 - 1 post
  • Setembro / 2020 - 1 post
  • Junho / 2020 - 1 post
  • Maio / 2020 - 2 posts
  • Abril / 2020 - 2 posts
  • Março / 2020 - 1 post
  • Janeiro / 2020 - 3 posts
  • Dezembro / 2019 - 2 posts
  • Novembro / 2019 - 3 posts
  • Outubro / 2019 - 2 posts
  • Setembro / 2019 - 1 post
  • Agosto / 2019 - 1 post
  • Julho / 2019 - 2 posts
  • Março / 2019 - 1 post
  • Fevereiro / 2019 - 2 posts
  • Janeiro / 2019 - 2 posts

Contatos

Telefone fixo: (19) 3329-7344 

E-MAIL: sac@idealvedacao.com.br

Whatsapp Produtos:

19 9 7405-3089

 

 

Whatsapp Obras:

19 9 9965-1470

 

Horário

Segunda à Sexta

Das 08:00 às 18h00

Sábado 08h00 às 12h00

Endereço

 Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2502

Jd. Esplanada II

Indaiatuba - SP, 13331-630

Mapa do Site